Big Mac mais caro do mundo: Saiba onde

O Big Mac é talvez o hambúrguer mais famoso do mundo. Existe até um índice com o mesmo nome desde 1986, que pretende refletir o poder de compra de várias moedas, o Big Mac Index. Nessa lista, compilamos onde o Big Mac é mais caro no mundo.

Em 1986, o semanário britânico The Economist lançou o chamado Índice Big Mac (Big Mac Index). A ideia é ter um indicador que mostra o poder de compra de diferentes moedas, já que o hambúrguer e a rede McDonald’s estão disponíveis em quase todo o mundo.

O preço do Big Mac certamente não é suficiente para comparar o preço de compra de diferentes países, visto que está sujeito a flutuações de fontes de custo diferentes. Existem também diferenças nos salários e transporte que são difíceis de contabilizar. Uma das funções do índice Big Mac é ser útil para medir o poder de compra do dólar americano fora dos EUA. 

Mas onde o Big Mac é mais caro

O preço de compra de um Big Mac foi o mais barato do mundo em janeiro de 2024 em Taiwan, com preço de 2,39 dólares americanos. Ao mesmo tempo, na zona euro era necessário pagar em média 5,87 dólares americanos pelo hambúrguer. Antes da invasão russa da Ucrânia, o Big Mac era o mais barato do mundo, custando cerca de 1,74 dólares americanos na Rússia em janeiro de 2022.

No entanto, logo após a Rússia declarar guerra à Ucrânia, o McDonald’s retirou-se da Rússia em maio de 2022 e vendeu todas as suas filiais. No ranking a seguir mostramos os dez países onde o Big Mac é atualmente o mais caro, fazendo uso do Índice Big Mac.

10º lugar: Canadá

Reprodução: Roberto Machado Noa | Getty Images

O Canadá está em décimo lugar no ranking de países onde o Big Mac é mais caro. O hambúrguer lá custa em média 5,56 dólares americanos. Isto torna-o 2,4% mais barato do que no seu país de origem, os EUA. Em comparação e tendo em vista o produto interno bruto, o hambúrguer teria que ser 6,6% mais barato. Fazendo uso do índice Big Mac, isto sugere que o dólar canadense está sobrevalorizado em cerca de 4,5%.

9º lugar: Sri Lanka

Reprodução

No Sri Lanka, o hambúrguer mais famoso do mundo custa 5,69 dólares americanos. Isso coloca a nação insular em nono lugar no ranking. Olhando para o produto interno bruto (PIB) do Sri Lanka e dos EUA, isto significa que a rupia do Sri Lanka está sobrevalorizada em até 28,3 por cento, uma vez que um Big Mac deveria custar 22,1% menos.

8º lugar: EUA

Reprodução

Os EUA são considerados referência para o índice Big Mac porque o hambúrguer tem lá a sua casa. De acordo com o The Economist, em janeiro de 2024, custava em média 5,69 dólares nos Estados Unidos.

7º lugar: Dinamarca

Reprodução

Na Dinamarca, o Big Mac também custa 5,69 dólares americanos. No entanto, em termos de produto interno bruto, segundo o The Economist, o Big Mac teria de custar 1,8% menos. A coroa dinamarquesa também está sobrevalorizada em 1,8%.

6º lugar: Grã-Bretanha

Reprodução: ALEXANDRA KING/SHUTTERSTOCK

O sexto lugar no ranking de países onde o Big Mac é mais caro vai para a Grã-Bretanha. O hambúrguer lá custa em média 5,71 dólares americanos. Isso significa que o preço lá é um pouco mais alto do que nos EUA. Em comparação e tendo em vista o PIB da Grã-Bretanha, o hambúrguer teria que ser 9% mais barato. Isto sugere que a libra esterlina está sobrevalorizada em cerca de 10%.

5º lugar: Costa Rica

Reprodução

Na Costa Rica, o Big Mac custa atualmente o equivalente a 5,71 dólares americanos. Segundo o The Economist, teria de ser 18,2% mais barato em termos de produto interno bruto. A moeda local da Costa Rica está sobrevalorizada em 22,7%.

4º lugar: Suécia

Reprodução: Adobe Stock

A Suécia está em quarto lugar no ranking dos países onde o Big Mac é mais caro. O hambúrguer de lá custa em média 5,87 dólares americanos. Isto torna-o 3,1% mais caro que os EUA, mas em termos de produto interno bruto deveria ser 7,1% mais barato. Isto sugere que a coroa sueca está sobrevalorizada cerca de 11%.

3º lugar: Uruguai

Reprodução: Shutterstock

No Uruguai, o hambúrguer mais popular do McDonald’s custa US$ 7,04 dólares americanos. Isso torna o preço 20,3% mais alto do que nos Estados Unidos. Em termos de produto interno bruto, porém, segundo o The Economist, teria de ser 17,9% mais barato. O peso uruguaio está, portanto, cerca de 50% sobrevalorizado.

2º lugar: Noruega

Reprodução

O segundo lugar no ranking de países onde o Big Mac é mais caro vai para a Noruega. O Big Mac custa 7,14 dólares americanos lá, 25,5% mais que nos EUA. Contudo, em termos de produto interno bruto, teria de ser um pouco mais caro. No entanto, isto sugere que a coroa norueguesa está sobrevalorizada em 25,1%.

1º lugar: Suíça

Reprodução

Na Suíça, o Big Mac custa atualmente o mais caro do mundo, 8,17 dólares americanos. Isto torna-o quase duas vezes mais caro do que no seu país de origem (43,5 %). Segundo o The Economist, teria de ser 1,4% mais barato em termos de produto interno bruto. O franco suíço está sobrevalorizado em 45,6%.